1.2 – Períodos da História da Arte:
página
Vamos conhecer os períodos que fez com que a História da Arte torná-se parte de diversos gêneros e tipos artístico.
No Brasil, existem figuras pintadas sobre paredes e afloramentos rochosos isolados. Algumas pinturas não permitem identificar o que está sendo representado, outras exibem figuras com ações da vida cotidiana e cerimonial.
A arte plumária indígena e a pintura corporal atingem grande complexidade em termos de cor e desenho, utilizando penas e pigmentos vegetais como matéria-prima. Por fim, destaca-se a confecção de adornos peitorais, labiais e auriculares, encontrados em diversas culturas diferentes espalhadas por todo o território brasileiro.
O barroco se desenvolve no seguinte contexto histórico: após o processo de Reformas Religiosas, ocorrido no século XVI, a Igreja Católica havia perdido muito espaço e poder, e foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música.
Seus primeiros sinais apareceram na literatura e arquitetura, mas somente no início do século XIX, a partir das preferências da corte portuguesa, instalada no Rio de Janeiro desde 1808.
O Arcadismo desenvolveu-se no Brasil do século XVIII e se prendeu ao estado de Minas Gerais, onde se havia descoberto ouro, fato que marcou o local como centro econômico e, portanto, cultural da colônia portuguesa.
Obras de Victor Meirelles O Academismo no Brasil foi a expressão institucionalizada de todo o sistema de arte que prevaleceu no Brasil do início do século XIX até o início do século XX, baseado nos princípios das academias de arte européias.
A Missão Artística Francesa foi um grupo de artistas e artífices franceses que, deslocando-se para o Brasil no início do século XIX, revolucionou o panorama das Belas-Artes no país introduzindo o sistema de ensino superior acadêmico e fortalecendo o Neoclassicismo que ali estava iniciando seu aparecimento.
Surgiu no final do século XVIII e teve como principais características a criatividade ilimitada e a imaginação individual de cada um dos indivíduos.
Obra sem divulgação de autor No Brasil, o início do Realismo ocorre em duas direções. A primeira é relacionada aos problemas sociais, ambiente urbano e elementos do cotidiano. Já a segunda, aconteceu no flerte do realismo com o Naturalismo.
Caracterizou pela pincelada livre, pelo jogo de luz e por abordar temas como os Índios, valorizando a cultura local, e o nacionalismo. O Modernismo se espalhou pelo país e foi sinônimo de estilo novo, sempre comprometido com a independência cultural
A arte abstrata ou abstracionismo é geralmente entendido como uma forma de arte que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta exterior. No Brasil, o abstracionismo teve suas primeiras expressões no século XIX. Entre os artistas mais importantes destacam-se Abraham Palatnik, Ivan Serpa, Loio-Pérsio, Luiz Sacilotto, Antônio Bandeira, Manabu Mabe ,Tomie Ohtake Lygia Clark e Valdemar Cordeiro.
As formas e as cores devem ser organizadas de maneira que a composição resultante seja apenas a expressão de uma composição geométrica
Obra- Homenagem a Blériot - Robert Delaunay 1914 O jogo de formas orgânicas e as cores vibrantes eram bem patentes; mas também a linha de contorno sobressaía nesta arte nitidamente não figurativa Procurava uma aproximação à música, onde a expressividade dos sons se transformava em linguagem artística.