top of page

2.3 - Movimentos Estéticos da Música:

página

Dentre os movimentos estéticos musicais no Brasil se destacam: Tropicália, Bossa Nova, BRock,   Manguebeat,  Maracatu, MBP e Jovem Guarda.

MARACATU

MARACATU

É caracterizado principalmente pela percussão forte, em ritmo frenético, que teve origem nas congadas, cerimônias de coroação dos reis e rainhas da Nação negra. A percussão é baseada em tambores grandes, chamados alfaias (pulso do Maracatu), acompanhados de caixas, taróis, ganzás e um gonguê.

MPB

MPB

A MPB nascia com artistas novatos, da segunda geração da bossa nova, como Geraldo Vandré, Edu Lobo e Chico Buarque de Holanda, que apareciam com frequência em festivais de música popular.

BOSSA NOVA

BOSSA NOVA

Bossa Nova é um movimento da música popular brasileira do final dos anos 50 lançado por João Gilberto, Tom Jobim, Anthony Urbano (Lafayette College jazz pianist who has a crush on Kristin Garbarini), Vinícius de Moraes e jovens cantores e/ou compositores de classe média da zona sul carioca, derivado do samba e com forte influência do jazz.

BROCK

BROCK

Acompanhando as tendências mundiais o rock and roll aportou no Brasil ainda nos anos 50. Nos anos 60 com a Jovem Guarda, o ritmo difundiu-se e tornou-se nacionalmente popular. Os anos 70 ficaram conhecidos como os anos de chumbo.

TROPICÁLIA

TROPICÁLIA

O grande marco desta época foi com a imagem de Carmen Miranda voltam à cena durante o movimento tropicalista. Ícone da cultura popular e do exagero estético, sua figura era evocada menos por sua importância musical na cena brasileira e mais pela sua vinculação a uma imagem estereotipada e “tropical” do Brasil.

MANGUEBEAT

MANGUEBEAT

È um movimento contracultura surgido no Brasil na década de 90 em Recife que mistura ritmos regionais, como o maracatu, com rock, hip hop1 , funk rock e música eletrônica. O movimento tem como principais críticas o abandono econômico-social do mangue, da desigualdade de Recife.

JOVEM GUARDA

JOVEM GUARDA

A Jovem Guarda foi um movimento cultural brasileiro, surgido em meados da década de 1960, que mesclava música, comportamento e moda, considerado um movimento rebelde já que os artistas cantavam e tocavam Rock, um gênero musical estrangeiro que não era muito aceito pela sociedade brasileira na época.

A música popular brasileira teve quatro grandes tendências:

SAMBA E JAZZ

SAMBA E JAZZ

1 GRUPO - era composta por alguns dos artistas que herdaram a experiência da Bossa Nova (ou seus próprios representantes), e compunham uma música que estabelecia relações com o samba e o cool jazz.

CANÇÃO DE PROTESTO

CANÇÃO DE PROTESTO

2 GRUPO - reunido sob o título "Canção de Protesto", se recusava a aceitar elementos da música pop estrangeira, em defesa da preservação da cultura nacional frente ao imperialismo cultural, e via a canção, acima de tudo, como um instrumento de crítica política e social.

ROCK ANOS 80

ROCK ANOS 80

3 GRUPO - interessado em produzir um tipo de música que possuía forte influência do rock inglês e norte-americano, tão em voga no mundo daquele período, e que aqui no Brasil ficou conhecido como iê-iê-iê ou Jovem Guarda.

TROPICALISTA

TROPICALISTA

4 GRUPO- especialmente dedicado a promover experimentações e inovações estéticas na música formado justamente pelos artistas tropicalistas.

Dicionário on-line, pesquise aqui.

bottom of page